MEMÓRIA DA CIDADE

Beta Redação
2 min readDec 7, 2020

--

Localizado na Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento, na rua 24 de Outubro, o conjunto de estátuas em mármore chamado de Afluentes do Guaíba é o monumento mais antigo da Capital gaúcha, construído em 1866, conforme informado pela SMC. Porto Alegre teve altos e baixos referente à instauração de monumentos e esculturas nas vias públicas da cidade. Os anos em que mais monumentos foram criados se concentram em 1940 com 58 obras, em 1935 com 18 obras e por último o ano de 1997 com a criação de 13 obras. O último monumento criado em Porto Alegre foi em 2018, chamado Marco Centenário Recuperação Independência Polônia comemora o centenário da libertação do país citado no nome da obra, localizado na Praça Pinheiro Machado, no bairro São Geraldo.

Infográfico mostra o número de construção de novos monumentos em Porto Alegre ao longo dos anos. (Infográfico: Carolina Santos)

Sabe-se que a maioria desse arsenal cultural é localizado nas áreas centrais da cidade. As artes públicas são de diferentes épocas, dimensões, feições e motivações que foram promovidos e financiados por indivíduos, grupos ou pelos governos em suas três esferas. “A arte pública, de modo geral, trata de um conjunto de situações em que a arte é dirigida à mais ampla audiência possível, geralmente ao ar livre, onde vivem e circulam pessoas”, conforme apontado no artigo Inventário da Escultura Pública de Porto Alegre, de autoria da crítica de arte e professora da UFRGS Maria Amélia Bulhões.

--

--

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias.